domingo, 6 de fevereiro de 2011

Produção de Musgo

Saiba como ter sempre a mão o nosso querido musgo, aquele verdinho muitas vezes  importante para se manter a umidade no substrato de nossos Bonsai,
Primeiro vamos pensar na origem disso tudo. Quando vemos uma árvore na natureza (e eu digo natureza mesmo, não na cidade), como é o local onde ela está? Geralmente com grama ao seu redor, certo? Ou alguma vegetação rasteira,  mas quase nunca a árvore está lá, só na terra, sem nada ao seu redor… Ela faz parte de um ambiente, e interage com o mesmo, exercendo algumas funções como por exemplo fornecer sombra para vegetações que não gostam de sol. Seu tronco raramente está limpo, pode possuir fungos, musgo, o que for mais propício para aquele ambiente, acaba crescendo por ali. Ora, uma árvore adulta não vai morrer por causa de um fungo aqui ou outro ali, mas no caso de surgirem por ali plantas parasitas (que “roubam” o alimento da árvore), a proliferação dessas plantas pode “sufocar” a árvore, fazendo com que ela se torne apenas um tronco, apenas uma fonte de alimento, mas esse é outro assunto, vamos voltar ao musgo.

A idéia de se colocar musgo no bonsai e justamente para isso… “Compor a cena“, considerando que o musgo também leva tempo para nascer e crescer, colocá-lo no bonsai pode dar uma aparência de mais idade à sua planta, desde que seja bem utilizado. Abaixo vemos uma pedra completamente coberta por musgo, e com diversas plantas fazendo a composição da paisagem.


Mais tome muito cuidado pois o musgo costuma criar uma camada impermeável para captar toda a humidade possível. Isto é perigoso porque podes pensar que estás a regar o bonsai e não passa assim tanta água para o solo. Se o musgo cobrir toda a superfície do solo e regares até sair água pelos buracos de drenagem é porque já regaste o musgo em demasia. O ideal é criar pequenas ilhas de musgo e deixar espaços entre as ilhas para a água escorrer para o solo quando regas, assim consegues regar o musgo e o solo do bonsai sem excessos. Se entre as ilhas colocares areão sem matéria orgânica ou pedras muito dificilmente o musgo cresce para essas zonas e consegues manter o arranjo por largos meses senão anos sem intervenção. Também podes usar dois tipos de musgo diferentes porque eles não se ligam entre sim e mantêm um espaço entre eles por onde a água pode escorrer.



Material
* Um liquidificador
* Um kilo de musgo
* Uma colher de Açúcar
* Uma lata de Cerveja
* Uma bandeja grande, que poderá ser de plástico ou de qualquer outro material impermeável
* Tijolos de cerâmica, maciços e suficientes para a quantidade produzida.
* Um tecido fino, como o véu de mosquiteiro
Preparação
1. Em um local sombreado, coloque os tijolos deitados na bandeja e coloque água na bandeja de maneira com que os tijolos sempre tenham água disponível para absorver.
2. Cubra os tijolos com o tecido fino, podendo se quiser colocar uma pequena camada de areia fina entre os tijolos e o tecido, de maneira que garanta uma superfície boa para a colocação do tecido.
3. No liquidificador, adicionando a agua, o musgo, a cerveja e o açúcar, em quantidades proporcionais ao que se quer produzir, bata tudo até obter uma mistura mais ou menos cremosa.
4. Espalhe essa massa na superfície do tecido, pode-se utilizar um pincel para auxiliar nesse processo, de modo a obter uma camada fina (+/- 2 mm)
Essas medidas são proporcionais a 1 kilo de musgo. Caso faça uma quantidade menor, diminua também a quantidade de cerveja e de açúcar. Mantenha a bandeja sempre com água e na sombra para que as partes trituradas pelo liquidificador sejam alimentadas pelos nutrientes (Cerveja + Açúcar) e em pouco tempo você terá multiplicado a quantidade inicial de musgo.
Para umedecer o musgo, utilize um pulverizador, assim você evita de espalhar as “mudinhas” de musgo que estão se formando. Não se esqueça de manter os tijolos sempre úmidos. Depois, sempre que precisar de musgo, recorte a quantidade necessária e aplique em seus Bonsai.


Cuidado:O adubo não deve ser colocado em cima do musgo, o musgo não precisa ser adubado e com excesso de adubo acaba por secar ou fragilizar ao ponto de criar fungos. Quando se usa adubo sólido deve ser colocado entre o musgo ou então com uma pequena espátula levantam uma tirinha de musgo e colocam o adubo por baixo e depois calcam de novo o musgo no seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário