A Historia do Bonsai


A origem do bonsai é chinesa, mas são várias as histórias da origem do bonsai, alguns dizem que há referências sobre origem vinda da Índia, muitos acham que é filho do Japão.

Na dinastia Chin temos a primeira referência ao Pun-sai, que significa árvore plantada em vaso que é o termo chinês construído da mesma forma que o termo japonês bonsai: Ton Guen-ming, um famoso oficial e poeta chinês, largou tudo e começou a cultivar crisântemos em vasos. Mas foi antes na dinastia Han no período de 206 AC-220 DC que aparece os primeiros relatos sobre o aparecimento de mini paisagens vivas e se da o nome de Pun-ching, significa árvore plantada numa bandeja com paisagismo. A diferença entre os dois estilos o Pun-sai e Pun-ching é que a segunda não possui paisagem. E com isso apareceu o terceiro estilo o Pen-jing que significaria as duas formas de bonsai. Hoje em dia este estilo é uma característica fundamental nos bonsais chinês. Portanto podemos identificar os bonsais chineses aqueles que possuem o estilo Pen-jing.

Só durante a dinastia Ching (1644-1911) que as duas formas de arte se tornaram um hobby não só da aristocracia, mas de todas as camadas da sociedade chinesa.

A ida do bonsai pro Japão também tem muitas versões, uns dizem que foram os monges budistas que levaram essa arte para o Japão meados do século X.

Mas a histórica diz que no século XII, estudiosos japoneses visitaram a china para aprender seus costumes, arte e cultura. Foi nessa época que o Japão recebeu grande influência cultural e religiosa da China.

Temos relatos que no período de 1280-1368 na dinastia Yuan, Ministros do Governo Japonês receberam bonsais de presente do Governo Chinês. E um oficial chinês, aproximadamente em 1644, levou toda sua literatura sobre bonsai para o Japão, o que, juntamente com todo seu conhecimento prático teriam contribuído decisivamente na disseminação da arte naquele país. No Japão era o período Kamakura (1192-1333), e a partir daí o país desenvolveria uma forma própria de cultivo, estabelecendo estilos e criando ferramentas especiais.
Na China
No Japao
- Árvore comum, mas com equilíbrio
- Árvore perfeita, idealizada
- Formato livre, tendendo ao triangular
- Forma exata, mais próxima do triângulo
- Podem ser usados adornos como estatuetas, pontes etc.
- O uso de adornos é condenado, a árvore deve ser o único foco da atenção


O Bonsai era considerado uma árvore sagradas só acessíveis aos religiosos, aristocratas e Samurais. Só se tornou hobby para outros segmentos da população japonesa no final do século passado.

- Do Japão para o mundo

Conta-nos a literatura que foi durante a Feira Mundial de Paris, no ano de 1878, que o bonsai foi introduzido no leste, pelos Japoneses. Posteriormente em Londres, em 1909.

- É também desta época, no ano de 1909, que começa a história do bonsai no Brasil. Junto com a imigração japonesa, possivelmente no primeiro navio, o Kasatu Maru, teriam vindo os primeiros exemplares. Também como uma das histórias conta, os imigrantes trariam de seu país de origem o hobby e espécies nativas como forma de preservar a cultura e diminuir a saudade da terra natal. Por muito tempo, no entanto, seu cultivo restringiu-se a quintais e à colônia japonesa, passando de geração a geração. Foi somente em meados da década de 60 quando os norte-americanos divulgaram esta arte ao mundo em seus seriados de tv, e depois em filmes como Karate Kid I e III da década de 80, que o Brasil realmente despertou para a arte. Contudo, na época não existiam cursos, revistas e mesmo livros eram raros.

- Atualmente é razoável o número de pessoas que dedicam-se à arte e o número de interessados vêm crescendo dia-a-dia. Cursos de bonsai são ministrados em diversos estados, já temos sua divulgação em revistas periódicas e mesmo um livro editado por aqui com "linguagem" nacional, quero dizer clima, espécies e outras informações especialmente dirigidas a nós. Associações começam a se espalhar por diferentes estados e já contamos com um evento anual que além ser ocasião de encontro entre brasileiros e oportunidade de vermos mestres daqui trabalhando, ainda temos o prazer de receber mestres de fora e admiradores de países vizinhos numa confraternização.
No Brasil teve inicio Em 1909, quando o navio a vapor Kasato-Maru ancorou no porto de Santos trazendo os primeiros imigrantes japoneses, onde provavelmente teriam vindo, um ou mais exemplares de bonsai, partindo-se do princípio de que alguns imigrantes trouxeram consigo pertences de grande estima, que os fizesse lembrar de sua terra natal. O bonsai permaneceu restrito aos poucos lares de imigrantes japoneses e de seus filhos até a década de 70. Em meados da década de 70, iniciou-se a comercialização de bonsais no país.
 OBS.: Apesar de ser responsável pela difusão do bonsai pelo mundo, nem o Japão e nem a China foram os primeiros países a utilizarem técnicas para redução de plantas. Acredita-se que os primeiros a fazer isso foram os curandeiros indianos, que necessitavam transportar plantas medicinais e por isso reduziam as plantas, mesmo sem dar a essa técnica o nome de Bonsai.