Como já sabemos, quando se expõe exclusivamente um bonsai de ervas ou de flores, o chamamos de kusamono. Ao contrário, quando o objeto principal é um bonsai ou suiseki, as plantas de acompanhamento são denominadas shitakusa (se pronuncia staksa).
Para os shitakusa ou plantas de acompanhamento se empregam, de maneira geral, recipientes planos de cerâmica, com o propósito de simbolizar uma paisagem plana e vasta. Os pequenos vasos para bonsai são quase sempre inapropriados, já que sua borda é muito alta.
A necessidade de vasos mais baixos para as plantas de acompanhamento se deve que a massa principal de folhagem destas não deve se sobressair por cima do nível da apresentação ou da base sobre a que esta situado o bonsai ou suiseki (borda superior da mesa onde se encontra). A massa principal de folhagem de um shitakusa deve alcançar no máximo o nível de apresentação do bonsai. Unicamente se permite que apareçam algumas flores ou frutificações. Os kusamono são pequenas plantas de "acento" ou shitakusa e podem ser de qualquer tamanho. Não é necessário ter em conta a altura da composição. Antes de tudo, as plantas e o vaso devem ser belos e formar um conjunto harmonioso.
Na Ásia, se empregam para os kusamono vasos de pasta de vidro, de laca, de porcelana, pedras com cavidades e madeira recuperada da água. Para os shitakusa se usam mais os vasos de cerâmica. No inicio, há a difícil tarefa da seleção de vasos para kusamono e shitakusa, o mais importante é somente a estética.
Alguns oleiros da Ásia e de certos lugares do mundo ocidental se especializaram na criação de belos vasos para plantas de acompanhamento ou vasos para kusamono. Hoje em dia, é possível comprar preciosos vasos para kusamono feitos à mão, claramente diferenciados dos vasos de bonsai.
Há que ter em conta os seguintes critérios na hora de selecionar vasos para kusamono e shitakusa:
- Tamanho ou altura das plantas
- Formato das plantas
- Cor das plantas no momento da apresentação
- Tamanho e tipo do objeto da apresentação que se vai expor ao lado de uma planta de acompanhamento
- Se optará preferencialmente por vasos planos para kusamono ou plantas de acompanhamento, exceto dos recipientes para o cultivo prévio de composições de neagari.
- A altura da borda de um vaso para kusamono deve ser entre uma quinta ou décima parte da altura da massa principal da folhagem da composição de kusamono.
- Um vaso para composições de kusamono o shitakusa devem ter suficientes orifícios de drenagem e orifícios para fixar as plantas.
- Os bonsai velhos devem ser plantados em bandejas para bonsai antigos ou envelhecidos. Devido aos shitakusa serem relativamente jovens, quando acompanham bonsai velhos, há que selecionar vasos para shitakusas antigos, escuros ou de cores discretas.
Por exemplo, uma planta de acompanhamento em vaso vitrificado combina bem com um bonsai em vaso não vitrificado.
Na continuação, algumas observações sobre a cerâmica em si:
- Os vasos devem ter sido submetidos a um cozimento a prova de inverno (sem poros), já que as plantas passam o inverno no jardim ou em uma estufa fria.
- Se escolhem preferencialmente vasos com formas assimétricas.
- Se empregam vasos vitrificados e não vitrificados. Nas mesmas condições e proporcionando os mesmos cuidados aos kusamono, se formam manchas de cal visíveis nas não vitrificadas do que nas vitrificadas.
- Se utilizam vasos redondos, ovais e moderadamente curvos, mas não formas angulosas com cantos pontiagudos visíveis. Unicamente se permite o uso de vasos angulosos em casos raros, quando estes contribuem esteticamente para formar composições elegantes.
- A cerâmica arenosa tende a ter um aspecto rústico, por isso não é apropriada para kusamono de certo tamanho.
- O vaso de uma planta de acompanhamento deve guardar algumas proporções harmoniosas tanto para o tamanho quanto para a cor do bonsai ou suiseki como com seu vaso ou suiban.
- Sendo que as plantas de acompanhamento devem representar as estações do ano, se deverá escolher a cor das bandejas em harmonia com a época.
- Nos kusamono ou shitakusa, as plantas são o centro absoluto da atenção. Por tanto, os vasos, na qualidade de elemento prescindíveis, devem formar um todo harmônico com as plantas.
- Ao comprar vasos de cerâmica é imprescindível fazer uma prova de som. Quando se bate ligeiramente com a unha em um vaso cozido a prova, o som que se produz é metálico. Quando os vasos não estão suficientemente cozidas, emitem um som grave.
Até agora, os recipientes de cerâmica de parede fina tem dados bons resultados. Suas formas ligeiramente assimétricas tem dado um efeito feminino e elegante. Em caso de dúvida, consulte um especialista em composição de kusamono ou a um ceramista de vasos para kusamono, que realmente domine as regras da apresentação de bonsai, kusamono e suiseki.
Materia retirada de http://www.bonsaipots.com.br/index.php/Artigos/kusamono-e-shitakusa-formando-composicoes-harmoniosas.html
Fonte: Revista "Bonsai Actual" no. 92
Nenhum comentário:
Postar um comentário