domingo, 13 de fevereiro de 2011

Kusamono , Shitakusa e Kokedama

Cada um destes nomes refere-se a um estilo de arte contemplativa japonesa envolvendo a elaboração de layouts com plantas terrestres, sendo que a mais conhecida atualmente, pelo menos entre os  bonsaistas é exatamente o estilo Kusamono e Shitakusa.
Antes de tudo precisamos estabelecer uma característica tão simples quanto básica referente a temporalidade destes arranjos. Todos estes  tres estilos são elaborados com elementos vivos, que irão crescer, desenvolver-se e mudar conforme o tempo, eles tem portanto duração indeterminada e não breve. Outros estilos existem para os arranjos não vivos e de existência mais breve, como os famosos arranjos Ikebana ou ainda o Suiseki que se trata da apreciação de rochas, que podem ter muitas formas e evocar semelhanças a pessoas, animais, objetos, plantas, paisagens ou mesmo simples abstrações, mas que trazem consigo algum valor estético, 

Kusamono ou Shitakusa
Kusamono
Kusanomo são arranjos que primitivamente eram elaborados como acompanhamento para exibições de Bonsai no estilo clássico (Tokonoma), de pinturas, poemas (Haiku), Suiseki, etc. Estes pequenos arranjos funcionavam como auxiliares, portando eram criados de forma a complementar um conjunto, sem sobrepor o assunto primário, ou até aludir a origem da peça principal, por exmeplo de onde veio o Suiseki ou Bonsai ou qual a inspiração para o Haiku. Sua composição usa vasos para Bonsai ou bandejas próprias chamadas Suiban e sua beleza está na simplicidade. Com o passar do tempo o Kusamono passou a ter sua estética apreciada separadamente e ganhou vida própria na forma de belos arranjos vivos com feições naturais, recebe o nome de Shitakusa. Um bom Kusamono não é algo estático, ele cresce e muda conforme o passar do tempo. Na foto acima note que o pequeno Kusamono contrapõem e equilibra a visualização do imponente bonsai.

Kokedama
Kokedama
O Kokedama era considerado o Bonsai dos pobres, visto que os Bonsai propriamente ditos eram reservados as elites Japonsesas com poder aquisitivo para isso. O grande diferencial do Kokedama é sua simplicidade em termos de elaboração/manutenção e principalmente o seu substrato em forma de bola coberto de musgo verdejante, efeito que é conseguido com a utilização de musgo para compor um torrão redondo onde as plantas serão fixadas, geralmente é mais elaborado que o Kusamono, pois é primariamente uma peça individual, portanto não há preocupação com o fato de sua elaboração poder ser bem mais cuidadosa. Pode ser exibido em qualquer tipo de recipiente, dos clássicos aos moderno recipientes que qualquer um tem casa. Assim como o Kusamono o Kokedama é muito popular no Japão e se espalhou pelo mundo por sua beleza simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário