segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

história do Suiseki - arte em pedra

O Penjing primeiro e Gongshi foram apresentados à imperatriz do Japão Regent Suiko pela corte imperial chinesa entre 592-628. Estas primeiras pedras foram extremamente interessante para o tribunal japonês e da aristocracia. Eles eram fantasticamente         moldado, com buracos, depressões e superfícies altamente erodida. Eles eram verticais         pedras, representante da imponentes montanhas e penhascos da China. Estes pedras ficou muito popular no Japão há centenas de anos.


Durante a última parte do período Kamakura (1183-1333) o guerreiro Samurai classe subiu ao poder no Japão. O ativo comércio entre a China eo Japão tinham trouxe os ensinamentos do budismo Zen, que havia ganhado grande aceitação com o                 samurai. Zen Budismo enfatizou austeridade, meditação e percepção intuitiva conseguida através desta disciplina praticada. Em sintonia com esta filosofia, pedras com linhas mais sutis tornou-se muito procurado.

Os monges Zen enfatizou essa preferência ainda durante o período Muramachi (1338-1573), procurando pedras que foram despojados de seus elementos essenciais sem distrair detalhes. Com o tempo isso levará a uma preferência por pedras que foram as representações mais sugestivo do que precisa da paisagem natural características tais como montanhas. Estas pedras se tornaram um meio de aperfeiçoamento espiritual, consciência interior ea iluminação. Os gostos dos monges Zen fortemente influenciou a classe dominante japonesa.

O período Edo (1603-1867) registou uma subida de ricos comerciantes que também se tornou interessados em Suiseki e começou a competir com a aristocracia para essas pedras. Este foi também um período de intenso isolamento para o Japão, quando eles fecharam suas fronteiras para os forasteiros. No entanto, este "isolamento" mesmo permitido japonês artes florescer sem influência externa. De certa forma a arte estagnada durante a última parte do século XIX século XX (período Meiji 1868-1912) devido a uma diminuição na riqueza da nobreza e o samurai.   

No entanto, em outras formas cresceu. Foi durante este período que classificações de Suiseki foram inicialmente desenvolvidos. Durante a segunda metade do século XX o interesse em Suiseki         renovação, cresceu e expandiu-se para a comunidade internacional, onde tem continuado a receber um interesse crescente. Hoje, existem clubes e associações Suiseki todo o mundo.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário