quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Principais estilos para bonsai

Os estilos são inspirados nas formas que as árvores criam na natureza, aperfeiçoadas ao detalhe através da técnica Bonsai. Embora existam muitos mais, e de cada um várias derivações.
Muitas vezes em uma única árvore reúnem-se mais do que um estilo, bem como nem todos os Bonsai têm de se enquadrar num destes estilos, mesmo na natureza existem árvores com formas que não se enquadram em nenhum estilo.Assim sendo, se o nosso Bonsai não tiver forma de “Bonsai” clássico (estilo clássico), poderá sempre ser uma perfeita árvore em miniatura




PRINCIPAIS ESTILOS


BUNJINGI ¬ DESARMONIA HARMONIOSA: Possui troncos quase retos, mas com galhos curtos, espaçados e apenas na parte mais alta da planta. Isso lhes empresta uma certa elegância discreta. (MINIMALISTA) O estilo Bunjingi é a presença de um minimalismo no cultivo do bonsai, provavelmente por influência do Zen. O bonsai bunjingi não tem aspecto de profundidade e possui uma razoável tortuosidade, passando na maioria das vezes uma idéia de simplicidade e leveza.
CHOKAN ¬ FORMAL: A planta se eleva com o tronco reto.
Este estilo baseia-se nas árvores gigantes que crescem isoladamente. Deve Ter um único trono reto e rígido, e uma distribuição de galhos perfeita, diminuindo a medida que o tronco se afasta do solo , formando um triângulo . Os galhos podem ser horizontais ou dirigidos para baixo, mas nos dois casos devem se harmonizar com a árvore.
HOKIDACHI ¬ REDONDA: A folhagem de cada galho básico é podada em curvas.
O bonsai hokidashi tem o tronco vertical, com os galhos muito ramificados formando uma copa única. De certo modo, parece uma vassoura invertida. MOYOGI ¬ INFORMAL:O tronco da árvore se eleva em curvas. Estilo Ereto Informal ou Vertical não Geométrico
O bonsai neste estilo tem um único tronco com certa sinuosidade ou inclinação. Esse estilo assume uma forma correspondente á maioria das arvores nas praças , parques, ruas e na própria natureza.O bonsai Moyogi pode ter galhos exageradamente tortuosos , ou com pouco tortuosidade. O mais importante é que a árvore possua uma aspecto geral de informalidade.
SHAKAN ¬ INCLINADO: O tronco da árvore se eleva em curvas.
O bonsai shakan tem o tronco inclinado e sempre reto, independente de ser grosso ou fino. A diferença entre este estilo Fukinagashi (varrido pelo vento) é o fato de os galhos crescerem nos dois lados da árvore.
a-Sho-shakan - Mínima inclinação
b-Chu-shakan - Inclinação média
c-Dai-shakan - Inclinação extrema FUKINAGASHI ¬ LEVADO PELO VENTO: A característica do bonsai fukinagashi é possuir todos os galhos "caídos" para um dos lados, como se fossem constantemente soprados pelo vento. A característica do bonsai fukkinagashi é possuir todos os galhos "caídos "para um lado, como se fossem soprados constantemente pelo vento.
SHIDARE-ZUKURI ¬ SALGUEIRO OU GALHOS CAIDOS: Árvore com todos os galhos, ou quase todos, em queda. Como um Salgueiro-chorão. Estilo apropriado somente para o salgueiro-chorão, a glicínia e umas poucas outras espécies que apresentam ramos pendentes.
HAN- KENGAI ¬ SEMI-CASCATA: A planta se inclina para fora do vaso. Estilo Queda parcial.
O Bonsai han-kengai é semelhanate ap Kengai. Tem um aspecto horizontal e geralmente uma parte da árvore se inclina para baixo porém, com uma inclinação menos acentuada que a do estilo Kengai. É plantado em vasos mais rasos que os utilizados para o Kengai.Estes são os estilos de bonsai que derivam dos estilos básicos. No caso de observarmos um bonsai com características de dois estilos, por exemplo, um bonzai de raízes expostos (neagari) geralmente é um Moyogi, o seu estilo não será Moyogi e Neagari, somente Neagari. Ou seja o bonsai irá assumir o estilo específico e não o básico no caso de possuir características de dois estilos.

KENGAI ¬ CASCATA: A planta se inclina mais fortemente para fora e para baixo. Estilo Queda total .
No estilo Kengai a maior parte da árvore cresce para baixo, atingindo um nível inferior ao da borda do vaso. A diferença entre este estilo e o estilo Han-Kengai (semi cascata) é que no bonsai Kengai a parte da árvore em queda realmente cai enquanto que no estilo Han-Kengai ocorre uma insinuação de queda, uma queda parcial. Para este estilo são utilizados vasos mais profundos que os comumente utilizados para os outros estilos de bonsai.Este estilo é baseado na situação que ocorre na natureza com as árvores que nascem nas encostas dos penhascos.
NETSURANARI ¬ ÁRVORES INTERLIGADAS: O bonsai netsuranari caracteriza-se por apresentar várias árvores que crescem de uma única raiz serpentiforme.
SOKAN ¬ TRONCO BIPARTIDO: Dois troncos com um único sistema de raízes

IKADABUKI ¬ MÚLTIPLOS TRONCOS: Vários troncos com um único sistema de raízes. KABUDACHI ¬ TRONCOS MÚLTIPLOS: Neste estilo vários troncos partem de um único tronco mais grosso.Os troncos devem aparececer a poucos centímetros da superfície pois,desta forma tronco-mãe será mais curto.O estilo da árvore da figura ao lado é chamado Sokan (tronco duplo).
Kabudachi.

Classificando pelo número de troncos da mesma árvore que é o Estilo Kabudachi, temos:
Tankan - 1 Tronco
Sokan - 2 Troncos
Sankan - 3 Troncos
Gokan - 5 Troncos
Nanakan - 7 Troncos
Kyukan - 9 Troncos


SEKIJOJU ¬ RAIZ SOBRE ROCHA: As raízes são aparentes como no neagari, mas nesse caso abraçam firmemente uma pedra ou pedaço de rocha antes de penetrar no solo.
ISHITSUKI ¬ ENRAIZADO EM ROCHA: Árvore plantada sobre uma rocha, com suas raízes expostas, criando um grande impacto visual.
Este estilo é semelhante ao anterior. A diferença é que neste estilo as raízes não vão de encontro ao solo como no estilo anterior.
NEAGARI ¬ RAÍZES VERTICAIS EXPOSTAS: Possui raízes aparentes, que brotam dos troncos e lhes emprestam uma aparência singular.
O Bonsai neagari possui raízes grossas aparentes , que sustentam o tronco acima do solo. Este estilo é característico do bonsai chinês, pois é muitas vezes utilizado pelos chineses.

KORABUKI ¬ TARTARUGA: Uma ou mais raízes se estendem aos arredores do tronco, formando uma superfície similar à de uma casca de tartaruga. Estilo raramente visto, o Korabuki nos dá a sensação de que o tronco da árvore se estendeu até o solo, querendo cobri-lo. O iniciante deverá procurar uma muda de árvore em um viveiro com essa característica ao invés de formá-la. SHARIMIKI ¬ MADEIRA-EXPOSTA: Não é difícil encontrarmos na natureza uma árvore com troncos inicialmente vivos, mas com uma terminação seca e morta, muitas vezes por ter sido atingido por um raio. São essas árvores que o estilo Sharimiki representa. Este estilo é obtido através da coleta de árvores na natureza (yamadori) ou artificialmente (Jin, Shari e Madeira - Arrastada). SABAMIKI ¬ ÁRVORE PARTIDA: Tronco rachado, de forma que saiam galhos e folhagens das duas partes, simulando a ação de um raio ou de outro acidente natural. Utilizado para dar a impressão de uma árvore que talvez tenha sido atingida por um raio, ou algum outro trauma sofrido há muito tempo. Jins & Shari's são geralmente vistos em coníferas.
Jin & Sharimiki são frequentemente utilizados quando criar um bonsai a partir de qualquer viveiro ou material recolhido. Normalmente, para mascarar um defeito, ou para reduzir uma árvore e dar-lhe um melhor tronco e altura. Idealmente madeira morta efeitos deverão procurar resistiu. Encrespar-se, ou esculpir a madeira, sempre que possível. NEJIKAN ¬ TRONCO RETORCIDO: O tronco da árvore deve percorrer um movimento axial. O nejikan é um belíssimo estilo e produz um efeito ainda mais interessante em espécies de tronco particularmente bonito.
BANKAN ¬ SERPENTINA: Este talvez seja o mais excêntrico de todos os estilos, pois o bonsai Bankan tem um tronco formando círculos e arcos consecutivos.
TAKOZUKURI ¬ ESTILO POLVO: A disposição e a forma dos galhos lembram um polvo com seus tentáculos. Um belo estilo, mas não é normalmente visto no Brasil.
Dotado de um charme particular, este estilo é um dos que mais chamam a atenção do público ou dos iniciantes nesta arte. A técnica utilizada para formá-lo não é simples a ponto de poder ser praticada por um iniciante. Muita experiência em jardinagem comum e razoável experiência com bonsai são recomendados.

SAIKEI ¬ PAISAGEM EM UMA BANDEJA: Neste estilo é criada uma paisagem miniatura formada por árvores que são pequenas mudas ou mame bonsai de árvores de folhas muito pequenas.
YOSE - UÊ ¬ FLORESTA: Neste estilo representa uma floresta que deve Ter mais de nove árvores na mesma bandeija. Quando o número de árvores é abaixo deste, o estilo não considerado Floresta, é considerado árvores em grupo.

YAMAMORI ¬ ÁRVORES EM GRUPO: Esta é a forma pela qual podemos limitar o comprimento do tronco e dos galhos , regulamos o número de galhos e folhas, e podemos também diminuir o tamanho das folhas.
2 árvores : Soju
3 árvores: Sambon - Yose
5 árvores: Gohon - Yose
7 árvores: Nanahon - Yose
9 árvores: Kyuhon - Yose

Nenhum comentário:

Postar um comentário