quinta-feira, 9 de junho de 2011

Criterios para Seleção do Bonsai para Exposição


As questões que considerar quando selecionando Bonsai para a exposição são os seguintes;
Raízes / Nabari: Raízes devem ser uniformemente distribuída a partir da base do tronco, formando um bom contraforte. Sem raízes finas evidententes. Raízes aéreas (a não ser pelo proprio estilo) são indesejáveis. Raiz-sobre-estilos de pedra deve ter suas raízes firmemente ligadas a pedra e ser uniformemente espaçados.
Tronco: O tronco deve respeitar o estilo indicado pelo expositor e deverão ter conicidade. Cicatrizes de poda deve ser mínima, bem cicatrizada. Efeitos Jin / Shari não devem distrair (considerar os efeitos sobre cor branca de alguns jins. Casca de desenvolvimento deve sugerir maturidade.
Ramificação: Os galhos devem ser proporcionais ao tronco, com os grandes na parte inferior da árvore e deve alternar evitando galhos duplos ou opostos na mesma altura. Eles devem estar bem definido e ramificados, se estiverem com fio, estes devem estar aramados de forma adequada. Uma copa bem formada é desejável para apresentação.
Não devem possuir cicatrizes de arames, porque podem prejudicar a apresentação, mas a fiação perfeitamente executada é aceitável. Boa estrutura de ramificação é vital para a apresentação geral.

Folhagem / Flores: Tanto a folhagem e flores devem ser proporcionais ao tamanho da árvore. Eles devem ser de boa cor, livre de manchas, cortes, folhas rasgadas, pragas ou doenças. Eles devem demonstrar a boa saúde da árvore. O excesso de folhagem deve ser evetiado - muito denso pode criar uma aparência pesada e assim prejudicar a harmonia da apresentação ou não apresentar de forma adequada a estrutura da planta. Espaço entre folhagem reduz o peso visual e fornece luz e ar dentro da composição.
Vasos/Pots: O pote deve apresentar a árvore para a sua melhor visualização e harmonia. A cor escolhida deve harmonizar com a árvore, para evitar subjulgar a planta. O vaso deve ser de uma forma apropriada para fornecer o equilíbrio e a harmonia para a exposição, levar em consideração formato da copa e estilo. Cores extravagantes deve ser evitadas, o vaso deve ser limpo e livre de manchas de água, terra e quaisquer outros defeitos que não fazem parte do esmalte ou da superfície original. A questão mais importante com a escolha do vaso é para garantir que ele está em completa harmonia com a árvore e proporcione tranquilidade ao expectador.
Tratamento de superfície: A superfície do vaso deve ser sempre livre de ervas daninhas de qualquer tipo, deve servir para apresentar a árvore em seu maior potencial, material de superfície (subtrato) devem ser de natureza fina grânulo para acentuar, em vez de distrair. Musgo pode ser usado como um potenciador de superfície, mas deve ser saudável e de uma boa cor, sem pragas, ele pode ser adicionado apenas para o período em que a árvore está na mostra em uma exposição. O objetivo da superfície é imitar a paisagem e para a atenção ao detalhe deve ser primordial.
Apresentação global: Ao avaliar uma árvore para uma exposição devemo considerar:
Se ela se apresenta com harmonia para os olhos, talvez como uma árvore madura crescendo em seu estado natural na natureza da natureza?
Considere os aspectos positivos da apresentação preocupar menos com qualquer demérito a árvore pode ter, focar na estética junto ao todo das demais árvores, mas lembrar das regras do bonsai.
Os principais fatores para a consideração são a saúde da árvore, seu vigor, a árvore em combinação com o pot, o stand onde será disposto. O stand deve ser de forma limpa, com componentes da arte e que priorize a visão da planta como um todo. Colocar referencias como kusamono.
E finalmente, faz a apresentação geral produzir uma imagem de harmonia que funciona bem e agrada o espectador com uma obra de arte viva.
Quando exibimos as plantas pela EBA, temos várias maneiras diferentes de apresentar Bonsai e critérios mais especificos e rigorosos, mas a preocupação é com a visão do telespectador, por julgar que o mínimo de nível está implícito nas plantas.
Um bom método é colocar os bonsai em sobre um pano branco / fundo coberto com pano claro e apropriado, as árvores estão geralmente presentes em uma mesa de madeira ou suporte e pode ter uma planta de acento ou a figura de bronze com ele.
Pode usar bamboo como divisorias entre as plantas ou tipos de plantas quando segmentadas por tamanho.
Nós nos preocupamos com as exibições de bonsai, mas com item macro, se exibem com fio no lugar, este deve ser elegante e discreto, limpar o vaso, fazer um bom fundo da galeria e principalmente apresentar a harmonia das plantas saudáveis, sem ervas daninhas. Nosso objetivo principal é apresentar uma exposição que agrada aos olhos do observador e o que faça ficar de frente a planta contemplando sua estrutura.
A EBA ganhou varios prêmios como melhor exibição de bonsai da europa e os criterios que falei são os básicos usados.

Matémvx.cria retirada do site
http://www.artedobonsai.com.br/index.php/artigos-tecnicos/117-criterios-para-selecao-do-bonsai-para-exposicao

Att. Reginald Bolton  - EBA Chairman - 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário